Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pesquisa aponta que esmaltes brasileiros tem riscos para a saúde

Esmaltes brasileiros representam risco para saúde, aponta pesquisa. A PROTESTE Associação de consumidores analisou 12 tons de esmaltes na cor branca, das três marcas mais vendidas no país (Colorama, Risqué e Impala), para testar quais seriam as opções mais seguras para o consumidor. Sete tons das marcas Impala e Risqué foram mal avaliados por conterem concentrações de substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.
Alguns desses componentes já foram eliminados nas fórmulas dos produtos na Europa, como o dibutilftalato e o nitrotolueno, pois estudos apontarem ser potencialmente cancerígenos. Os únicos produtos brasileiros que poderiam ser comercializados nos países europeus são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué, que estão livres de tais substâncias. Mas, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não restringe o uso do dibutilftalato nem o do nitrololueno. E não há limites para uso do tolueno e furfural, encontrados na composição dos esmaltes.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/beleza/substancias-perigosas-na-formula-de-esmaltes/

5 comentários:

  1. A PROTESTE enviou os resultados ao Ministério Público Federal de Minas Gerais para providências e solicitou à Anvisa que haja limitação ou exclusão de tais substâncias nas fórmulas dos esmaltes. Sugeriu, ainda, que seja firmado compromisso com os fabricantes do setor, como ocorreu na Comunidade Europeia, para banir o uso de tais substâncias nos esmaltes.

    ResponderExcluir
  2. Jessica Ribeiro disse...


    Substâncias encontradas:
    Dibutilftalato – banida em cosméticos (incluindo esmaltes) na Europa, pela Diretiva 76/768/EEC 1976.
    Nitrotolueno – composto comprovadamente cancerígeno. Banido na Europa pela diretiva 2005/80EC Annexe 2/1165.
    Tolueno – composto comprovadamente cancerígeno. Quantidade máxima permitida na Europa: 25% (250000 mg/kg), de acordo com a Diretiva 2009/6/CE.
    Furfural – composto comprovadamente cancerígeno. Quantidade máxima permitida na Europa: 360 mg/kg, de acordo com SCCNFP/0822/04

    ResponderExcluir
  3. Anajade Souza disse...

    Substâncias como dibutilftalato são usadas para plastificar os materiais e, no esmalte, para dar mais brilho. O tolueno é um solvente usado para fixação. Em contato com a pele pode causar alergia. Além disso, seu uso frequente tem efeito cumulativo, podendo provocar câncer.

    ResponderExcluir
  4. gessiane disse...

    eu usei o esmalte vermelho que nao era da marca risque e me prejudicou as unhas dos pes,me deu fungo nos pes e teve que fazer tratamento para melhorar as minhas unhas ,
    agora eu so uso os esmaltes da marca risque ou os esmaltes que o medico me receitou.

    ResponderExcluir
  5. Elisandra Bernardes disse...



    Bom eu uso esmalte bem frequentemente e percebi que as cores mais claras elas duram mais tempo nas minhas unhas e as cores escuras saiem mais rapido e deixam minhas unhas rececadas e quebradiças fracas. Por algumas substancias que existem no esmalte realmente é forte sim e prejudica saúde.

    ResponderExcluir