Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cosméticos na gravidez


Uréia: proibida para grávidas


A uréia é, sem dúvida, um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, tanto pela sua eficácia, quanto pelo seu baixo preço. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a uréia é proibida para mulheres grávidas. E o principal motivo desta proibição é que a uréia penetra profundamente na pele e tem até mesmo a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação, trazendo ao bebê consequências ainda desconhecidas.

8 comentários:

  1. amanda disse...

    A Ureia é um composto orgânico cristalino, incolor,Tóxica, a ureia forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente; constitui o principal produto terminal do metabolismo protéico no ser humano e nos demais mamíferos. Em quantidades menores, está presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos, nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores. Altamente azotado, o nitrogênio da ureia (que constitui a maior parte do nitrogênio da urina), é proveniente da decomposição das células do corpo e também das proteínas dos alimentos. A ureia também está presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais. É solúvel em água e em álcool, e ligeiramente solúvel em éter.

    ResponderExcluir
  2. Elisandra Bernardes disse...


    Eu realmente estou chocada com essa notícia é um problema muito grave para as gestantes de primeira viagem por exemplo. Se elas não estiverem bem informadas do assunto isso prejudica muito a gravidez.O que elas tem que fazer e consultar um médico de confiança e ele passar o que pode ser usado durante a gravidez por exemplo:
    Substâncias emolientes: triglicérides de cadeia média, óleos ricos em ômega 3 (borragem ou linhaça), óleos de rosa mosqueta, semente de uva ou amêndoas doces.
    • Substâncias que remodelam o colágeno e regeneram a pele: gluconolactona, ácido hialurônico e alguns alfahidroxiácidos permitidos na gestação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2007 usei uma loção hidratante corporal oleo de amendoas, daquela marca de folhetinho na minha primeira gravidez inteira, ele não é mais fabricado, e não tem como saber se continha e o quanto se contivesse de ureia, fato é que não tive nenhum problema durante gravidez, parto foi de 40 semanas, desconheço deficiências nas familias, e o bebe hoje com 8 anos nasceu com perda auditiva mod/severa no ouvido direito identificada aos 15 dias de nascimento e confirmada aos 5 meses de vida, e nunca ninguém soube me explicar o porque. Por tanto todo cuidado é pouco durante a gravidez, ás vezes podemos pensar que é exagero, mas um cuidado não tomado pode deixar sequelas pro resto da vida no bebe, o que eu não sei se foi o caso. E recentemente a minha filha foi identificada também com defit de atenção(tdah).

      Excluir
  3. Jessica disse...

    É verdade mesmo, não é aconselhavel usar creme a base de ureia durante a gravidez devido ao risco de perfurar a placenta e causar má-formação no feto. Outro creme que não é aconselhavel usar é o Creme de Castanha da Natura para os pés é proibido para gestantes esse creme tem uma substância que pode ser abortiva.

    ResponderExcluir
  4. Gessiane disse...

    Muitas pessoas não sabem sobre isso, mas a uréia é um ingrediente comum em produtos do cuidado da pele que você pode usar diariamente. Tem benefícios: pele potente cuidados que refinar a textura da pele e fazer a pele parecer mais jovem e saudável.
    Uréia é geralmente seguro e pode ser usado por todos os tipos de pele seca.

    ResponderExcluir
  5. Anajade Souza disse...

    Uma forma bem interresante de se previnir é olhar bem as embalagens dos cremes que usamos e verificar na composição quanto de uréia é usado neste produto.A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) hoje determina que todas as vezes que um produto tiver na sua composição a uréia em dosagens maiores que 3%, o mesmo deve conter no rótulo o seguinte alerta: “Não Utilizar Durante a Gravidez”. A ANVISA ainda resolveu proibir a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de uréia. Com essas informações é um grande passo para nossa prevenção.

    ResponderExcluir
  6. Descobri que estou gravida de 9 Semanas e sempre usei hidratante corporal com 10% de ureia. Estou desesperada. Será que fiz algum mal ao meu bebe?

    ResponderExcluir